Papa Francisco tem uma mensagem às grávidas

168. A gravidez é um período difícil, mas também um tempo maravilhoso.

A mãe colabora com Deus, para que se verifique o milagre duma nova vida.

A maternidade surge duma «particular potencialidade do organismo feminino, que, com a sua peculiaridade criadora, serve para a concepção e a geração do ser humano».

Cada mulher participa do «mistério da criação, que se renova na geração humana ».

Assim diz o Salmo: Senhor, «formaste-me no seio de minha mãe » (Sl 139/138, 13).

Cada criança, que se forma dentro de sua mãe, é um projeto eterno de Deus Pai e do seu amor eterno: «Antes de te haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio de tua mãe, Eu te consagrei» (Jr 1, 5).

Cada criança está no coração de Deus desde sempre e, no momento em que é concebida, realiza-se o sonho eterno do Criador.

Pensemos quanto vale o embrião, desde que é concebido! É preciso contemplá-lo com este olhar amoroso do Pai, que vê para além de toda a aparência.

(…)

171. A cada mulher grávida, quero pedir afetuosamente: Cuida da tua alegria, que nada te tire a alegria interior da maternidade.

Esta criança merece a tua alegria. Não permitas que os medos, as preocupações, os comentários alheios ou os problemas apaguem esta felicidade de ser instrumento de Deus para trazer uma nova vida ao mundo.

Ocupa-te daquilo que é preciso fazer ou preparar, mas sem obsessões, e louva como Maria: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva” (Lc 1, 46-48).

Vive, com sereno entusiasmo, no meio dos teus incômodos e pede ao Senhor que guarde a tua alegria para poderes transmiti-la ao teu filho.

Exortação Apostólica Amoris Laetitia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *