Vaticano rechaça “ajuda humanitária” da ONU que inclui aborto

O Vaticano expressou seu rechaço à inclusão de material para realizar abortos como parte de um pacote de “ajuda humanitária” da Organização das Nações Unidas (ONU), no marco da elaboração do documento “Fortalecimento da Coordenação da Assistência Humanitária de Emergência das Nações Unidas”.

O Observador Permanente da Santa Sé perante as Nações Unidas em Genebra, Monsenhor Ivan Jurkovic, criticou a inclusão do “controverso Pacote Mínimo de Serviço Inicial (MISP, na siga em inglês)”, numa mensagem publicada no dia 23 de junho.

Este “pacote” elaborado pelo Fundo Populacional das Nações Unidas (UNFPA), explicou Dom Jurkovic, “inclui 13 tipos de kits de saúde reprodutiva feito para mulheres e meninas em idade reprodutiva, alguns dos quais incluem o aborto”.

“Entre eles, o ‘KIT 10’ oferece um ‘aparelho de sucção a vácuo’, que é o método mais comum de fazer um aborto e que traz sérios perigos também para saúde da mãe”, indicou o Prelado.

O Observador Permanente da Santa Sé perante a ONU apontou que “nossa Delegação quer insistir que os serviços de saúde nunca devem ser destinados – ou atuar – contra a vida dos mais indefesos ou dos não nascidos”.

Monsenhor Jurkovic destacou que o Vaticano “não considera o aborto, o acesso ao aborto ou o acesso à abortivos como uma forma de interpretação do termo ‘saúde sexual e reprodutiva’ nem de ‘serviços de cuidado da saúde sexual e reprodutiva’”.

Com informações: ACI Prensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *